IGDA Recife

Conectar e Desenvolver

RTSCup

Posted by Vitor Maciel em segunda-feira, 18 agosto 2008

Um gênero muito popular de jogos para PC é o RTS (Real Time Strategy). Alguns títulos marcaram época, como por exemplo Warcraft, Starcraft, Age of Empires e Command & Conquer, e serviram de inspiração para diversos outros.

Estes jogos (que geralmente são de guerra), consistem na manutenção de uma economia e no desenvolvimento tecnológico e militar de sua nação/base/civilização/etc. Além da estratégia propriamente dita, é necessário também uma certa dose de tática, como por exemplo para definir o posicionamento de suas tropas.

Um dos grandes desafios deste gênero é criar uma Inteligência Artificial (AI), que seja boa e convincente o suficiente para representar um adversário humano. Foi com o propósito de estudar esta área, que Vicente Vieira, mestrando do CIn/UFPE e sócio da Manifesto, criou o RTSCup.

O RTSCup é um ambiente de simulação de jogos RTS, onde podem ser testadas e avaliadas diversas técnicas de AI, como pathfinding, coordenação multiagentes, planejamento, etc.

Na disciplina de Agentes Autônomos (Ciências da Computação/UFPE), ministrada por Geber Ramalho e Patrícia Tedesco, o sistema foi utilizado em uma competição entre equipes. Na primeira parte da competição existiam várias minas de ouro, um centro de comando e vários mineradores. O objetivo era fazer a inteligência destes mineradores, de forma que eles dividissem o trabalho e coletassem o maior número de recursos em menos tempo. Algumas dificuldades eram inerentes, como o pathfinding e a colisão com o cenário e com os outros mineradores, assim como em cada mina havia um limite de mineradores.

Na segunda parte da competição era necessário fazer a inteligência de uma tropa, cujo objetivo era destruir a base inimiga enquanto defendia sua base. Nesta segunda parte não era apenas uma competição de performance, pois era preciso superar a inteligência do adversário.

Mais informações sobre o RTSCup podem ser encontradas aqui:
Site oficial
RTSCup Simulator Manual v0.1
RTSCup Project: Challenges and Benchmarks

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: