IGDA Recife

Conectar e Desenvolver

Jogo da Bol$a [lançando um jogo de tabuleiro]

Posted by Artur Mittelbach em sexta-feira, 12 dezembro 2008

Oi galera,

Estou participando de uma lista sobre jogos de tabuleiro, a BoardGamers-BR onde o pessoal comenta, recomenda, marca pra jogar e cria jogos! Recentemente o Elvis postou uma pensagem sobre um jogo de tabuleiro que publicou de forma independente.

Jogo da Bol$a

Jogo da Bol$a

Pessoal,

to escrevendo pra apresentar o Jogo da Bolsa, a mais nova versão do tema feita por gente que opera no mercado.
O jogo é bem educativo, ensina a ganhar até com a bolsa em baixa e além disso é muito divertido e competitivo porque lida com  dinheiro.
Quem quiser conhecer mais pode acessar o site
http://www.jogodabolsa.com.br
abraços

Pedimos para o Elvis falar um pouco do caminho que percoreu para conseguir publicar o jogo e ele fez o seguinte relato:

Olá pessoal,

vou tentar resumir como fiz pra materializar:

1) em 2004 tive a idéia de bolar um jogo de tabuleiro pra ensinar as pessoas como ganhar dinheiro com a bolsa. comecei a rabiscar num bloco de anotações os possíveis formatos de tabuleiro e a mecânica inicial.

2) em 2005 pedi ajuda pra um amigo pra criar o protótipo. foi muito importante. com ele consegui jogar com a família e aprimorar a mecânica e recebi as observações da família q ajudaram bastante. construir o protótipo é fundamental. as pessoas começam a acreditar na idéia e você também

3) em 2006 peguei um avião e fui na cara e na coragem apresentar na bovespa pra ver se eles se interessavam. Nem deram bola. Mas na ocasião conheci o pessoal de uma feira de educação financeira que gostou do produto e ficaram com o protótipo pra oferecer pra estrela, grow, etc…

4) até o fim de 2007 nada aconteceu mas eu nao desisti. cobrei algum retorno e o pessoal da feira disse que eu poderia de graça testar o produto numa feira pra ver a aceitação do público.

5) fiz um segundo protótipo mais bonito e jogável. fui pra feira. Cheguei lá só tinha stand de gente grande  e eu tinha 2 mesinhas de vidro com 4 cadeiras num canto da feira. a aceitação foi ótima. 

6) orcei em 3 gráficas e chorei chorei até aprovar um parcelamento. Fui no banco, tirei TUDO que eu tinha e apostei no jogo.

7) em paralelo tive que abrir uma empresa (ver sebrae), criar código de barra (gs1brasil.org.br) e certificar o jogo (iqb.org.br). Também registrei no inpi.gov.br

8) pra ficar mais barato e viável tive que montar juntamente com minha esposa e algumas pessoas ajudando esporadicamente milhares de tampas, fundos, cartas, enfim tudo. 

9) todo jogo precisa ter um plástico pra selar. parece um detalhe bobo mas não é. a seladora era cara. lá vou eu correr atras de uma. Eles emprestaram a deles e numa jornada de 7 dias de trabalho por semana eu e minha esposa selamos mais de mil jogos. 

10) vendas: vender no varejo é uma tarefa dificílima. O varejo não é bonzinho. Querem tirar o que podem. Mais uma vez negociamos, negociamos e nesse final de semana com a graça de Deus nosso jogo entrou no site do SUBMARINO.

Uma dica: o varejo não aceita negociar um jogo só. Por isso eu sugiro que formem cooperativas e se quiserem podem contar comigo para entrar nessa pra chegarmos nas lojas pra vendermos os produtos juntos pois assim eles respeitam mais. Senão… eles nem recebem a pessoa pra demonstrar ou recebem depois de muita insistencia e por pura educação.

Uma sugestão. Se puderem indicar ou até comprar o produto fico muito grato pois o produto está em teste no Submarino. Eles compraram uma quantidade mínima e disseram que se tiver saída essa semana eles compram mais senao já eras. É minha primeira vez no grande varejo depois de muita negociação. 

qualquer coisa o link tá aqui

http://www.submarino.com.br/produto/3/21461477/jogo+da+bol$a

abraços
Elvis

Quem tiver interesse em em saber mais:

mande um email para o Elvis: elvis (aroba) ativanet (ponto) com  (ponto)  br

e/ou veja o site da Oficina da Inovação: http://www.oficinadainovacao.com.br/

e/ou o site do jogo: http://www.jogodabolsa.com.br

e/ou entrem também na BoardGamers-BR: http://br.groups.yahoo.com/group/BoardGamers-BR

 

Parabéns ao Elvis e Sucesso para a Oficina de Inovação, que fique o exemplo de perseverança e de ‘gente que faz’ ;)

2 Respostas to “Jogo da Bol$a [lançando um jogo de tabuleiro]”

  1. […] O relato foi originalmente publicado na lista BoardGamers-BR – já divulgada aqui várias vezes, e agora está reproduzido no site da IGDA-Recife, clique aqui para o post. […]

  2. Olá! parabéns pela força de vontade… PARABÉNS MESMO!

    Trabalho com jogos também, mas não de tabuleiro… como GD e Artista e tenho MUITA vontade de produzir um jogo de tabuleiro…

    você falou de uma feira que vocês tiveram que ficqr la pra mostrar o jogo.. numa mesa de videro com quatro cadeiras…

    Minha duvida é: Que feira é essa?
    Se puder me ajudar ficarei grato :P

    Te mais!!!
    Valeu !!!!

    -Rafael Valle Barradas ( http://www.rvbar.woprdpress.com )

Deixe uma resposta

 
