IGDA Recife

Conectar e Desenvolver

Novo Pólo de Produção de Conteúdo Cultural de PE

Posted by Artur Mittelbach em sábado, 19 dezembro 2009

Essa terça-feira dia 22 de Dezembro acontece mais um importante evento. Será uma oportunidade de perceber a importância e dimensão que tem se dado à produção cultural no estado e em particular ao nosso nicho: produção de Games. Contamos com a presença de todos interessados em colaborar :)

A Rede Brasileira de Visualização, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o núcleo de planejamento estratégico do Novo Pólo de Produção de Conteúdo Cultural de Pernambuco convidam a comunidade para conhecer o projeto preliminar deste novo Pólo e participar de sua construção.[…]

A nova plataforma de discussão vai colocar em pauta a economia da cultura, que tem ganhado cada vez mais importância nas políticas públicas, em decorrência do faturamento, dos empregos gerados, a divulgação do que é produzido – cinema, vídeo, música, animação, jogos – entre outros setores. Por ainda ser pouco aplicada no Brasil e em Pernambuco, esse espaço de debates visa também fazer um diagnóstico da economia da cultura da região e afinar as transformações, junto com vários setores da sociedade organizada e da esfera governamental, para uma melhor gestão empresarial, exploração de novos mercados, processos e estruturação de vendas, além de promover uma maior rede de articulação entre os diversos setores da cultura.

Para fomentar o desenvolvimento do setor, a sociedade civil tomou a iniciativa de instalar um novo arranjo produtivo local, chamado de pólo, em Pernambuco. O espaço vai servir de agente de desenvolvimento sócio-econômico cuja missão é articular e estruturar a produção de conteúdo cultural em um arranjo industrial local de base tecnológica, inovador, sustentável e de classe mundial. O recorte inicial do pólo cobre os seguintes setores da economia da cultura: música, cinema/vídeo/TV, animação, games e museus/parques.

No primeiro momento, que envolveu mais de 30 pessoas de diferentes setores da economia e público, foi feito com financiamento da FINEP (por meio da Rede Brasileira de Visualização), um esboço de modelo do pólo e montada uma agenda estratégica. Nesta segunda fase, estão sendo feitas diversas reuniões com os vários setores para apresentar tal esboço e colher críticas e sugestões.


Local: Auditório do SOFTEXRECIFE (Rua Madre de Deus, 27 – 2o Andar. Bairro do Recife)
Data/Hora: 22/12/2009 – 17:00h

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: